terça-feira, 26 de março de 2013

Páscoa...
Ressurreição do sorriso... Ressurreição da alegria de viver...

Ressurreição do amor...Ressurreição da amizade...

Ressurreição da vontade de ser feliz..


Ressurreição dos sonhos, das lembranças e de uma verdade que está acima dos ovos de chocolate ou até dos coelhinhos...

Cristo morreu, mas ressuscitou e fez isso somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes do íntimo de nossos corações..

Que esta seja a verdade da sua Páscoa...


Feliz Páscoa!!!!





 

segunda-feira, 25 de março de 2013

Ficaram lindas as lembracinhas que nossos alunos irão receber na Páscoa, parabéns aos professores, coordenação e direção pelo carinho, dedicação e capricho.....

quinta-feira, 21 de março de 2013

É com muito prazer que no ano de 2013 iniciamos o Projeto Jornal Escolar em nossa escola...

 O jornal é material riquíssimo e enriquecedor, porque é texto, palavra, comunicação, fato diário, vida!!!
 Trazer o jornal para a escola é trazer a realidade para as aulas e permitir que os alunos tomem ciência dos fatos, falem sobre eles, opinem e até desejem criar uma nova realidade para o mundo em que vivem.
Nas fotos a professora Danielle Vianna Gonçalves (responsável pelo Jornal Escolar) estimula os alunos do 4° ano a se relacionarem com o jornal como se fossem leitores comuns. 
O primeiro passo é acabar com a idéia de que jornal é coisa de "gente grande". Dentro de todos os assuntos abordados, encontramos notícias locais ou de entretenimento que atraíram também nossos pequenos leitores.






 

terça-feira, 19 de março de 2013

Hoje os alunos do 4° e 5° ano da nossa escola conheceram e produziram desenhos e pinturas rupestres durante a aula de artes com a professora Esméria Soares.




segunda-feira, 18 de março de 2013

 
 
 
 
 
 

DICAS PARA INCENTIVAR A LEITURA DO SEU FILHO

 
 
 
 
 
 
 
 

Veja que matéria ineressante do site "Educar para Crescer"


Os benefícios da leitura são amplamente conhecidos. Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso crítico, amplia o vocabulário e tem melhor desempenho escolar, dentre muitas outras vantagens. Por isso, é importante ler e ter contato com obras literárias desde os primeiros meses de vida. Mas como fazer com que crianças em fase de alfabetização se interessem pelos livros? É verdade que, em meio a brinquedos cada vez mais lúdicos e cheios de recursos tecnológicos, essa não é uma tarefa fácil. Mas pequenas ações podem fazer a diferença.

 
 
 
 

sábado, 16 de março de 2013

Apresentando a nossa escola.



HISTÓRICO:

A Escola Municipal Amélia Pires, localizada a Rua Itatiaia, 570 – Monte Castelo, integra a Rede Municipal de Ensino da Cidade de Juiz de Fora/MG.

Recebeu a presente denominação, através do Decreto nº 1163 de 01 de setembro de 1971, em razão de homenagear a Senhora Amélia Pires, que residiu no bairro durante mais de cinquenta anos e distinguiu-se pela realização de obras sociais e trabalhos colaborativos para a implantação da Escola.

Possui conceito elevado na comunidade em que se insere, primando pela qualidade do ensino oferecido, responsabilidade e compromisso de todos os agentes que nela atuam. Neste sentido, goza de uma relação de carinho e respeito com os membros da mesma, uma vez que, entre pais e responsáveis pelos educandos que nela se encontram atualmente, identifica-se em sua maioria ex-alunos da instituição.

Em seu interior, valoriza-se a manutenção de relações cordiais de respeito, amizade, profissionalismo, no sentido de promover critérios democráticos de organização para o bom funcionamento da Instituição, bem como, para a manutenção da qualidade do ensino ministrado.

MISSÃO:

A Escola Municipal Amélia Pires, tem por missão oferecer uma educação de qualidade, pautada na formação cidadã dos educandos, possibilitando o desenvolvimento de suas habilidades, competências, valores éticos, morais e sociais, no sentido de promover uma aprendizagem significativa que compreenda a individualidade e a diversidade que caracteriza o universo educativo.

Através da integração com a comunidade, objetiva-se o estabelecimento de relações dialéticas, no sentido de promover ações coerentes com uma proposta humanizadora de educação. Bem como, em seu interior são cumpridas as determinações legais vigentes no que se refere à Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Parâmetros Curriculares Nacionais, visando à manutenção de um espaço rico de discussão das mesmas.

Neste sentido, por meio de uma organização administrativo-Pedagógica articulada e integrada à realidade busca-se a melhoria contínua da qualidade de atendimento.
 

 

CARACTERIZAÇÃO DO CORPO DISCENTE:

- Ensino Fundamental Regular: (Diurno)
 

Os alunos atendidos nesta modalidade de ensino são oriundos dos bairros: Monte Castelo, Esplanada, Jardim Cachoeira, Cerâmica e Carlos Chagas. Estão majoritariamente dentro da faixa etária para o ano de escolarização que se encontram. Os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem são atendidos no horário extra turno no Projeto Interação, onde recebem aulas direcionadas no sentido de sanar as dificuldades apresentadas.

-Educação de Jovens e Adultos: (Noturno)

 

Os alunos atendidos nesta modalidade de ensino possuem perfil diferenciado em relação ao Ensino Regular. São em sua maioria jovens que não conseguiram dar continuidade as atividades escolares no período aprazado e retornam visando dar prosseguimento as mesmas.