segunda-feira, 27 de maio de 2013

Gincana de Prendas - Festa da Amizade/2013



Srs. Pais ou Responsáveis

Estamos lançando nossa Gincana de Prendas - Festa da Amizade/2013
Neste ano cada turma receberá o "Cofrinho da Amizade", onde serão depositadas as contribuições voluntárias da turma.
Ao final será considerada vencedora a turma que arrecadar a maior quantia em dinheiro.
Toda a arrecadação será utilizada especialmente na compra de prendas para a Barraca da Pescaria.

Início da Gincana: 27/05/13
Término da Gincana: 27/06/13
Premiação: Uma excursão para a turma vencedora.

Contamos com a colaboração de todos !!!!
Reunião de Pais

Nesta segunda-feira, PAIS e ESCOLA estão reunidos para uma troca de informações e elaboração de forma conjunta de soluções para um melhor desempenho de seus filhos.


A educação deve ser instituída com a participação efetiva de PAIS e ESCOLA.


 As reuniões devem fazer parte da realidade escolar como algo harmonioso e um centro de soluções para vida escolar dos alunos.

 
 
Segundo Elisabete Xavier Rodrigues Costa ( mãe de Lucas Costa do 4º ano):
"Todos os dias eu pergunto para o Lucas sobre o que foi trabalhado na escola e seu desempenho em relação a isso. Mas esse contato com a professora na reunião é super importante, pois ela me passa uma visão da escola."


As irmãs Marinês de Oliveira e Maria Elaine de Oliveira Santos ( mães de Amanda e Isabele do 1º ano) também deram sua opinião:
"Amanda e Isabele cobram nossa presença na reunião, elas querem que tenhamos um contato mais próximo com a professora. E nós acreditamos nessa importância, por isso estamos aqui. "


Segundo Polyana Cristina R. dos Santos ( mãe de Jonas Y. Ribeiro do Nascimento do 1º ano):
" Poder participar da vida escolar do meu filho é importante, por isso faço questão de vir nas reuniões.  Acompanhar o desenvolvimento dele através do professor é mais fácil e oferece um bom resultado."

 
Sueli da Silva ( tia de Matheus Vieira Silva do 1º ano) disse:
"Esse contato com a escola e os professores é muito importante para sabermos como anda o aprendizado das crianças. "
 
 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Hoje a equipe do Jornal Escolar fez uma pesquisa sobre a " Lei Seca ao volante ", após a leitura discutimos os motivos da Lei Seca estar mais rígida, quais são seus objetivos, quanto se pode beber antes de dirigir, de que maneira é realizado o Teste do Bafômetro...
Posteriormente os alunos escreveram um texto dando opinião sobre o tema pesquisado :

Nós apoiamos a Lei Seca

" Foi constatado que 30% dos acidentes de trânsito foram causados por bebidas alcoólicas, daí surge uma Lei Seca mais rígida com uma multa enorme e apreensão da carteira.
Os policiais estão em toda parte, na porta de bares, de boates, de shows querendo multar todas as pessoas que bebem e querem dirigir logo depois.
Nós apoiamos a Lei Seca porque evitam acidentes e mortes.

Muita gente já morreu por causa de pessoas bêbadas no volante."

Camilly - Lucas - Kaio - João Lucas
 
 
Projeto "Dinamização da leitura na escola"

Alunos do 2° ano com a Professora Fátima ( responsável pelo projeto no turno da tarde) trabalhando o livro " A Galinha Ruiva".
Autor: Honorino A de Marchi


Assistam o vídeo e conheçam a história da Galinha Ruiva...
 

Música tocada no violão para iniciar a história:

É bom cantar ( Bia Bedran)
 
É bom cantar
É bom ouvir
É bom pensar
É bom sentir
 
Olhar as coisas ao redor
Para crescer muito melhor
Viajar dentro de si
Para poder se descobrir
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Moral da história : Se queremos dividir a
recompensa, devemos compartilhar o trabalho.

  

Segundo a aluna Beatriz Moreira:
" Se todo mundo tivesse ajudado, também iriam comer o pão ."

 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Elogie do jeito certo...
 



Recentemente um grupo de crianças pequenas passou por um teste muito interessante. Psicólogos propuseram uma tarefa de média dificuldade, mas que as crianças executariam sem grandes problemas. Todas conseguiram terminar a tarefa depois de certo tempo. Em seguida, foram divididas em dois grupos.
       O grupo A foi elogiado quanto à inteligência. “Uau, como você é inteligente!”, “Que esperta que você é!”, “Menino, que orgulho de ver o quanto você é genial!”... e outros elogios à capacidade de cada criança.
       O grupo B foi elogiado quanto ao esforço. “Menina, gostei de ver o quanto você se dedicou na tarefa!”, “Menino, que legal ter visto seu esforço!”, “Uau, que persistência você mostrou. Tentou, tentou, até conseguir, muito bem!”... e outros elogios relacionados ao trabalho realizado e não à criança em si.
       Depois dessa fase, uma nova tarefa de dificuldade equivalente à primeira foi proposta aos dois grupos de crianças. Elas não eram obrigadas a cumprir a tarefa, podiam escolher se queriam ou não, sem qualquer tipo de consequência.
       As respostas das crianças surpreenderam. A grande maioria das crianças do grupo A simplesmente recusou a segunda tarefa. As crianças não queriam nem tentar. Por outro lado, quase todas as crianças do grupo B aceitaram tentar. Não recusaram a nova tarefa.
       A explicação é simples e nos ajuda a compreender como elogiar nossos filhos e nossos alunos. O ser humano foge de experiências que possam ser desagradáveis. As crianças “inteligentes” não querem o sentimento de frustração de não conseguir realizar uma tarefa, pois isso pode modificar a imagem que os adultos têm delas. “Se eu não conseguir, eles não vão mais dizer que sou inteligente”. As “esforçadas” não ficam com medo de tentar, pois mesmo que não consigam é o esforço que será elogiado. Nós sabemos de muitos casos de jovens considerados inteligentes não passarem no vestibular, enquanto aqueles jovens “médios” obterem a vitória.
       Os inteligentes confiaram demais em sua capacidade e deixaram de se preparar adequadamente. Os outros sabiam que se não tivessem um excelente preparo não seriam aprovados e, justamente por isso, estudaram mais, resolveram mais exercícios, leram e se aprofundaram melhor em cada uma das disciplinas.
       No entanto, isso não é tudo. Além dos conteúdos escolares, nossos filhos precisam aprender valores, princípios e ética. Precisam respeitar as diferenças, lutar contra o preconceito, adquirir hábitos saudáveis e construir amizades sólidas. Não se consegue nada disso por meio de elogios frágeis, focados no ego de cada um. É preciso que sejam incentivados constantemente a agir assim. Isso se faz com elogios, feedbacks e incentivos ao comportamento esperado.
       Nossos filhos precisam ouvir frases como: “Que bom que você o ajudou, você tem um bom coração”, “parabéns, meu filho, por ter dito a verdade, apesar de estar com medo... você é ético”, “filha, fiquei orgulhoso de você ter dado atenção àquela menina nova ao invés de tê-la excluído como algumas colegas fizeram... você é solidária”, “isso mesmo filho, deixar seu primo brincar com seu videogame foi muito legal, você é um bom amigo”. Elogios desse tipo estão fundamentados em ações reais e reforçam o comportamento da criança que tenderá a repeti-los. Isto não é “tática” paterna, é incentivo real.
       Por outro lado, elogiar superficialidades é uma tendência atual. “Que linda você é, amor”, “acho você muito esperto, meu filho”, “como você é charmoso”, “que cabelo lindo”, “seus olhos são tão bonitos”. Elogios como esses não estão baseados em fatos, nem em comportamentos, nem em atitudes. São apenas impressões e interpretações dos adultos.
       Em breve, crianças como essas estarão fazendo chantagens emocionais, birras, manhas e “charminhos”. Quando adultos, não terão desenvolvido resistência à frustração e a fragilidade emocional estará presente.
Homens e mulheres de personalidade forte e saudável são como carvalhos que crescem nas encostas das montanhas. Os ventos não os derrubam, pois cresceram na presença deles. São frondosos, copas grandes e o verde de suas folhas mostra vigor, pois se alimentaram da terra fértil.

       Que nossos filhos recebam o vento e a terra adubada por nossa postura firme e carinhosa...
 
MARCOS MEIER é mestre em Educação, psicólogo, escritor e palestrante.
 
 
 
Atenção pais e alunos dos professores que aderiram à greve

Comunicamos o fim da greve dos professores da Rede Municipal, as aulas iniciam normalmente a partir de hoje ( 20/05 ) em horário normal.
Aguardamos a presença de todos os alunos e em breve estaremos passando o horário de reposição das aulas.


quinta-feira, 16 de maio de 2013

Adivinhas
 
O que são ???
 
 
 
 
As adivinhas, também conhecidas como adivinhações ou "o que é, o que é" são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensar e se divertir.
São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos. Na antiguidade, eram muito usadas como desafio aos homens para provar a sabedoria que possuíam.
 
Os alunos Kaio e João Lucas do 4º ano II prepararam um momento de diversão para vocês...
 

1)O que o cavalo foi fazer no orelhão?
 
Resposta : Passar um trote

   
2)Qual é a coisa que tem uma perna mais comprida que a outra

 e noite e dia anda sem parar?
 
Resposta: Relógio

 
3)Como será, como será,

 que se chama a um cão com muita febre?
 
Resposta: Cachorro quente
 
 
4)Quanto mais quente,

 mais fresco. O que é?

 Resposta: O Pão


5)O que é que dá um pulo e se veste de noiva?
 
Resposta: Pipoca


 6)O que é, o que é? Tem coroa, mas não é rei, tem espinho, mas não é peixe?
 
 Resposta: Abacaxi
 
 
7)O que é que tem 8 letras e tirando a metade ainda ficam 8?
 
Resposta: BISCoito
 
 
8)O que é que cai em pé e corre deitado?
 
Resposta: Chuva
 

 9)O que a minhoca falou pro minhoco?
 
Resposta: Você minhoquece!
 

10)O que é o que é: que sempre se quebra quando se fala?

Resposta: O segredo
 



terça-feira, 14 de maio de 2013

Festival de Prêmios

Nosso Festival de Prêmios foi um sucesso absoluto...

 
Excelentes prêmios foram oferecidos... dentre eles: Tablet, Fogão, Micro-Ondas, Batedeira, Liquidificador, DVD, Celular, Sanduicheira, Ferro à vapor, Secador de Cabelo, Cafeteira, Cobertor, Aparelho de Jantar, CD Player, Jogo de Banho, Tortas doces, Refrigerantes, Kit de banho, Cesta de guloseimas, CD do Roberto Carlos...


Nossa Diretora Luciana Ornelas ladeada pelas professoras Vânia e Esmeralda...


Agradecemos o apoio de toda a equipe de professores e funcionários que contribuíram para o sucesso de nosso evento...

Deliciosos caldos e cachorros-quentes foram preparados em nossa cozinha recém reformada...

A equipe do Jornal Escolar também esteve presente fazendo a cobertura de nosso evento...




sexta-feira, 10 de maio de 2013

                                  Festival de Prêmios

É amanhã....dia 11/05, às 14 horas na Escola Municipal Amélia Pires... 
Temos excelentes prêmios...
Venham conferir e se divertir...
Esperamos vocês...



segunda-feira, 6 de maio de 2013

Quadrinhas
 
A partir de uma Poesia Folclórica os alunos do 4º ano II ( Prof. Cilá ) fizeram quadrinhas e se divertiram usando a criatividade...


Poesia Folclórica
 
"Quem quiser saber meu nome
Dê uma volta no jardim
Que meu nome está escrito
Numa folha de jasmim.
 
Quem quiser saber meu nome
Dê uma volta no mercado
Meu nome está escrito
Na faixa do colorado.
 
Quem quiser saber meu nome
Dê uma volta no quartel
Meu nome está escrito
No chapéu do Coronel."

Segue algumas produções, parabéns crianças, vocês arrasaram...

" Quem quiser saber meu nome
Dê uma volta na escola
Que meu nome está escrito
No bolso da sua sacola. "
(Jonathan)
 
" Ninguém viu o que eu vi hoje
Lá na porta de um avião
Um macaco no volante
E uma barata no escadão."
(Luan)
 
" Ninguém viu o que eu vi hoje
Lá na Rosa do Seu João
Um elefante dançando tango
E um tigre de calção."
( Juliana Amaral)
 
" Quem quiser saber meu nome
dê uma volta no Faustão
Que meu nome está escrito
Na calça do Renato Aragão."
(Camilli)

" Ninguém viu o que eu vi hoje
Lá na porta do quartel
A Tenente cavalgando
E Coronel correndo atrás com seu chapéu."
(Kaio)
 
 
 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Hoje a equipe do Jornal Escolar fez sua primeira entrevista ...

A Sra. Amélia Pires será homenageada na 1ª edição de nosso jornal, para isso estamos buscando informações através de sua família e amigos próximos.
Entrevistamos sua neta que leva o nome de Amélia Pires e uma amiga da família, a Sra. Dionéia.
Foram momentos de muita emoção...tivemos acesso a histórias interessantes e fotos de família.

Aguardem a 1ª edição do Jornal Escolar....temos muitas novidades para vocês!!!

Sra. Amélia Pires
Nasceu 13/05/1879 - Faleceu 01/01/1966