segunda-feira, 31 de março de 2014





1ª entrevista para o nosso livro de memórias !!!
 
 
 

Neste último sábado dia 29/03, fizemos a nossa primeira entrevista para o livro de memórias da E.M. Amélia Pires.
O Vereador Castelar e seu pai Sr. Carlito nos receberam com muito carinho em sua casa para um bate – papo emocionante e cheio de boas recordações.
Esse é só começo de muitas histórias, aguardem nosso livro no final desse ano !!!
Agradecemos aos nossos alunos que deram um show de entusiasmo e dedicação , ao Vereador Castelar e Sr. Carlito pela acolhida e o delicioso lanche !!!




 





quinta-feira, 27 de março de 2014

Ensaio apresentação de Páscoa


Nossos alunos  já começaram os ensaios para a apresentação de Páscoa.
Temos o orgulho de ter em nossa escola uma professora que sempre alegra nossos eventos dando um show de voz e violão .

Obrigada Professora Fátima !!! O ensaio já está emocionante !!!
 

 
 
 
 
 
 
Aguardem nossa apresentação e sorteio da rifa de Páscoa !!! Em breve lançaremos a data !!!

terça-feira, 25 de março de 2014

Projeto "Memórias da Escola Municipal Amélia Pires"
 
 


Em 2014, iniciamos o projeto “Memórias da Escola Municipal Amélia Pires”, que se propõe a escrever um livro, resgatando a história da escola através dos alunos, ex-alunos, professores, funcionários e membros da comunidade.
Buscaremos registar, nesse projeto, as experiências vivenciadas na e com a Escola Municipal Amélia Pires, a longo de quase 50 anos de sua existência, através de pesquisas, relatos, entrevistas e fotografias que serão compilados e organizados em um livro que refletirá não só a identidade da escola, mas de toda uma comunidade ao longo desse período.
É com prazer que comunicamos que alguns alunos da escola foram selecionados para participar desse projeto e contribuir para a realização desse sonho.

 Nesta terça-feira (25/03) tivemos a nossa primeira reunião para definir  planos e explicar aos pais desse alunos como será o andamento do projeto e como serão realizados os encontros com seus filhos.

O projeto terá a duração de um ano e em dezembro de 2014 faremos o lançamento do livro !!!






 
Aguardem !!!!
Teremos muitas emoções e recordações para vocês!!!

Coordenadora Responsável : Riza Amaral Lemos
Professora Responsável: Danielle Vianna Gonçalves Ruas

segunda-feira, 24 de março de 2014

Como combater o palavrão !!!
 
 


 Segue abaixo, 10 dicas para os pais que consideramos importantes tanto no combate, quanto na prevenção de comportamentos de seus filhos como falar palavrão e xingamentos:

1. Dê exemplo! Não adianta combater os palavrões e xingamentos, se a família ou pessoas do convívio familiar costumam proferir estas palavras. Policie-se e chame atenção das pessoas que estão por perto quando isto ocorrer na frente das crianças;
2. Procure investigar onde e com quem seu filho ou seu aluno aprendeu estas palavras. Busque saber onde ele está ouvindo tais vocábulos e converse com os pais dos coleguinhas da rua ou com os membros da escola sobre o problema;
3.Converse com a criança sobre o assunto e questione os motivos do uso do palavrão sempre que ele for proferido. Estabeleça uma relação de confiança através do diálogo, tentando entender por que e em quais circunstâncias estas atitudes se manifestam;
4.Estabeleça com a criança algumas regras de convivência. Na escola, é muito comum os professores usarem esta prática, mas em casa, os pais pouco a utilizam. Se for necessário, monte um cartaz junto com o seu filho estabelecendo o que se pode ou não fazer;
5.Nunca deixe passar desabercebido um palavrão. Por mais cansativo que seja chamar a atenção do seu filho várias vezes, ou, por mais que a situação seja engraçada, não tolere o palavrão. Sua omissão em alguns momentos pode levar a criança a crer que estas palavras não são tão ofensivas assim;
6.Verifique se o palavrão está sendo usado pela criança para chamar a sua atenção. Se isto estiver ocorrendo, pode ser o indício de uma carência afetiva, de uma baixa auto-estima ou necessidade de que você esteja mais presente e participativo. Lembre-se que, o que mais vale, não é a quantidade de tempo que você passa com seu filho e sim, a qualidade deste tempo;
7.Não bata na criança! Você não pode combater a violência verbal utilizando a violência física. A depender da situação, esta atitude pode agravar a situação e criar um sentimento de revolta na criança;
8.Valorize e comente cada comportamento positivo do seu filho. Isto vai mostrar o quanto você está atento à ele e reconhece o que ele faz de bom. Mas cuidado! O excesso de elogios pode prejudicar a autonomia da criança e viciar a mesma a ter sempre um feedback positivo de alguém para tudo de bom que ela fizer, até para as coisas mais simples;
9.Mostre a ela as consequências negativas que ela terá caso xingue alguém ou fale um palavrão. Chame a atenção da mesma para os males de se ofender alguém, ou ser agressivo e, lembre-a dos acordos que vocês fizeram juntos. Para cada acordo não cumprido, haverá uma consequência imposta pelos pais (que não deve ser apresentado como punição ou castigo) que pode ser, por exemplo, ficar num cantinho da casa por alguns minutos pensando no que fez (geralmente peço para minha filha fazer uma oração pedindo perdão a papai do céu);
10.Incentive sempre seu filho a pedir desculpas para as pessoas que ele ofendeu. Ensinar a ser humilde e reconhecer seus erros é muito importante e vai habituá-lo a crescer agindo assim. E faça o mesmo quando você se exaltar e se exceder nas palavras ou no tom de voz ao falar com ele. As crianças aprendem muito mais pelo exemplo, do que com o discurso, portanto, seja um exemplo!
Estas pequenas atitudes fazem a diferença!!!


 Mas seja paciente!!! Se o problema já estiver instalado, lembre-se que a mudança na criança não virá da noite para o dia. É um "trabalho de formiguinha" que exigirá muito do seu amor, da sua paciência e da sua persistência.

Fonte: Blog Educação de Valor

quarta-feira, 12 de março de 2014

Material Dourado
 
O Material Dourado, também denominado base 10, é um dos muitos materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com matemática. O material é constituído por cubinhos, barras, placas e cubão, que representam, respectivamente, as unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar. Destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos).
No ensino tradicional, as crianças acabam "dominando" os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. Com o Material Dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.
A Professora Ana Lúcia Belgo utilizou o Material Dourado para introduzir a Centena com seus alunos do 3° ano.
Foi uma atividade muito produtiva e prazerosa !!!!
 
 
 




 
 
 
 
 

 
 

 
 

 
 

 
 
 

terça-feira, 11 de março de 2014

Visita do Vereador  Jucelio Maria na E.M. Amélia Pires
 
 
 
 

Hoje nossa escola recebeu a ilustre visita do Vereador Jucelio Aparecido José Maria (responsável pela aprovação da lei que multa quem for pego jogando lixo no chão).
 A preocupação com o meio ambiente e com uma cidade mais agradável foi o objetivo do projeto de lei dos Vereadores Jucelio Maria e José Marcio.
Através de um bate papo muito descontraído e agradável, o vereador orientou nossos alunos sobre a importância de não jogar lixo no chão.








" O lixo acarreta entupimento de bocas de lobo e agravam as enchentes", afirmam Jecelio Maria e Zé Márcio.









"Nós, que fazemos parte da Equipe do Jornal Escolar entrevistamos o Vereador Jucelio e tivemos importantes informações sobre seus projetos e objetivos dentro da Prefeitura de Juiz de Fora. Porém, a entrevista será divulgada no 4ª edição do jornal no próximo mês. Aguardem !!!
Foi muito legal cobrir esse evento de nossa escola, adoramos fazer a entrevista, tirar as fotos e aprender mais sobre a importância de se preservar o meio ambiente."

Alunos da equipe do Jornal Escolar
 



 





Ensinando
 
Ensinando
 
 
Ensinando
Ensinando