Nossa equipe do jornal "Amélia Pires Informa" fez mais uma entrevista para vocês !!!
Entrevistamos a nossa querida professora Fátima !!!
Boa leitura !!!
1) Qual seu nome? Sua idade?
Fátima Pena Coelho da Silva. Tenho 50
Anos.
2) Qual sua função aqui na escola?
Atualmente estou trabalhando na
Biblioteca , faço trabalho de empréstimo de
livros e desenvolvo também o projeto "Dinamização da leitura na escola".
3) Há quantos anos trabalha na E.M. Amélia Pires?
Trabalho aqui há 30 anos, desde 1984.
4) Qual era a diretora no ano que você entrou na escola?
A diretora na época era a Sra. Sônia Maria Rodrigues e a escola ainda era de madeira.
5) Você deve ter muitas histórias para contar desses 30 anos de E.M. Amélia Pires conte-nos a história que mais te marcou?
O que me marcou mais foi a época das chuvas pois a E.M. Amélia Pires era de madeira e só tinha uma sala de laje. O ano de 1985 foi um ano marcado por muitas chuvas fortes, inclusive chuva de pedra e quando o tempo começava a fechar eu logo ficava preocupada pois a estrutura da escola era muito frágil e de madeira.
Na hora da chuva as crianças começavam a chorar e muitas vezes tínhamos que correr com elas para refugiar nas casas vizinhas.
Essa foi uma época bem difícil e marcada pelo medo.
6) Quais são os desafios de trabalhar na área de educação?
O que sempre me deixava triste, mas ao mesmo tempo com vontade de modificar era a dificuldade de fazer alguns alunos aprender. Ser professora sempre foi a minha vocação, por isso o meu maior desafio era fazer de tudo para que todos os alunos pudessem aprender, e as vezes nem tudo está ao nosso alcance porque nós e os alunos temos limitações.
Eu sempre fiquei muito ansiosa mas com a experiência aprendi que cada aluno tem seu tempo e seus limites.
7) Você sente muita diferença entre suas primeiras turmas e as turmas atuais? Quais?
Sinto muita diferença sim.
Pra mim a principal diferença é a questão social. Nas minhas primeiras turmas percebia que a maioria das mães não trabalhavam fora e com isso davam mais atenção a vida escolar dos seus filhos, isso faz com que o aluno tenha um desenvolvimento diferente.
Hoje em dia a maioria das mães trabalha fora por que precisam ajudar em casa, assim como eu, e isso acaba prejudicando o desenvolvimento do seu filho na escola. As minhas ultimas turmas percebi crianças sem nenhum apoio familiar e a escola sozinha não consegue resolver todos os problemas, o apoio dos pais é fundamental.
8) Quais as pessoas que mais te marcaram nesses 30 anos de E.M. Amélia Pires?
Muitas pessoas marcaram minha vida, afinal são 30 anos trabalhando na mesma escola, fica até difícil citar todas.
Quando eu entrei aqui na escola era muito nova e inexperiente e diretora na época a Sra. Sônia , ela era uma pessoa muito agradável que gostava de ajudar todo mundo.
A Sra. Sônia foi sem dúvida uma pessoa que me apoiou e marcou minha vida aqui.
A cantineira da época chama-se Aparecida e ia me buscar em casa para trabalhar, eu morava aqui perto. Tínhamos uma relação de amizade e carinho dentro e fora da escola. Hoje em dia infelizmente não tenho mais muito contato com ela, mas foi uma pessoa muito importante pra mim também e me ajudou muito.
9)Você poderia deixar alguma mensagem para nós?
Vocês são o motivo pelo qual eu estou aqui .
Na verdade eu já poderia não estar mais trabalhando, mas tenho uma paixão tão grande pela arte de educar que continuo na escola dando minha contribuição.
A E.M. Amélia Pires faz parte da minha história, nunca trabalhei em outro lugar.
Fico feliz em perceber que ainda faço a diferença, faço o que gosto e quero vê-los cada vez melhor, cada vez brilhando mais.
Desejo que vocês estudem porque o estudo é o caminho e quero poder vê-los brilhando lá frente, essa será minha grande alegria.
Construam um mundo de paz, de prosperidade, e sem violência !!!