terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Assistam a reportagem do lançamento do nosso livro !!! Sucesso total !!!

Maquetes 

Os alunos do 3º ano da professora Raquel construíram lindas maquetes de ruas , bairros e até da nossa escola, trabalhando os sólidos geométricos e utilizando material reciclado.
Vejam os belos trabalhos apresentados !!!

Parabéns crianças... pelo capricho e criatividade !!!















Alunos da E.M. Amélia Pires têm trabalho coroado de êxito e prestigiado pelo prefeito em lançamento de livro





Aplaudidos de pé. Assim foram homenageados os quatro alunos da Escola Municipal (E.M.) Amélia Pires que participaram da produção do livro de memórias da instituição, no evento de lançamento da obra, na noite da última sexta-feira, 12, no auditório do Centro de Formação do Professor (CFP). Camilly Marcato, Kaio de Freitas, Lucas Xavier Costa e Gustavo Martins, todos do quinto ano do ensino fundamental, encerraram o ano letivo sob os elogios do prefeito Bruno Siqueira e do secretário de Educação, Weverton Vilas Boas, além de outras autoridades e público presentes no CFP. Acompanhados das professoras responsáveis pela iniciativa, os meninos concretizaram o sonho de deixar, para as próximas gerações, o registro de um intenso trabalho de pesquisa, marcado por muita dedicação e empenho: o livro "História e Memórias da Escola Municipal Amélia Pires: um marco em seus 50 anos de existência".

O prefeito Bruno Siqueira parabenizou os envolvidos na produção do livro, destacando que a iniciativa deve servir de exemplo para outras escolas das redes municipal, estadual e particular de Juiz de Fora. "Fico muito feliz de ver esta integração de alunos, professores e comunidade. A participação dos estudantes fez uma diferença muito grande neste projeto, para que este livro tivesse essa importância. O Lucas, a Camilly, o Kaio e o Gustavo tiveram um papel exemplar, ficamos com mais vontade de trabalhar para que tenhamos uma educação cada vez melhor em nosso município", afirmou o prefeito.

O secretário de Educação falou sobre o momento histórico que Juiz de Fora passa na educação, com as inúmeras melhorias que a rede municipal tem recebido. Ele ressaltou o envolvimento dos alunos no projeto e relatou a ilustre visita que recebeu, em seu gabinete, dos quatro estudantes. "Deixo o meu reconhecimento à família dos alunos, aos profissionais da instituição de ensino e a toda a comunidade que se envolveu para que esta conquista fosse possível de ser alcançada”.

A diretora da unidade, Luciana Ornellas, destacou o trabalho realizado por todos os profissionais e estudantes para viabilizar a produção e relembrou os 22 anos que trabalhou na E.M. Amélia Pires, passando por todas as turmas. "O principal aprendizado que temos na escola é o riquíssimo material humano. A história de nossa escola é uma história de desenvolvimento, transformação e superação", disse Luciana.

A coordenadora pedagógica da unidade, Rizza Lemos, visivelmente emocionada, lembrou, orgulhosamente, que já foi aluna da escola, agradecendo a todos da escola e da Secretaria de Educação que ajudaram a realizar o sonho da produção do livro. "Este livro é nosso, sou filha do Bairro Monte Castelo, sou filha da Escola Amélia Pires. Se não fosse o financiamento da SE, por meio do Fundo de Apoio à Pesquisa na Educação Básica (Fapeb), a concretização deste projeto não seria possível. Agradeço a todos que acreditaram e que fizeram parte desta história", falou a coordenadora. O Fapeb é uma verba da SE destinada para incentivar os profissionais do magistério municipal a desenvolver trabalhos que tenham uma proposta diferenciada e que envolva, de forma significativa, os alunos do ensino regular.

Camilly, Kaio, Lucas e Gustavo estavam radiantes com a conquista. Ao serem perguntados sobre a realização, a resposta é unânime: "Deu muito trabalho, mas valeu a pena! Estamos muito felizes por termos conseguido publicar o livro", disseram os meninos, estrelas da festa. Lucas apontou a transcrição das entrevistas como um dos trabalhos mais puxados. Mas todos também concordam que, com tudo o que fizeram, aprenderam muito e conheceram muita gente. "Vou levar comigo tudo que aprendi nessa escola, vou sentir saudades", disse Camilly. Em 2015, os quatro seguirão para outras instituições de ensino, uma vez que vão para o sexto ano, que não é oferecido na E.M. Amélia Pires.

Fonte: http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=48001














segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Flutuador

Você está pensando que os anéis da figura abaixo estão presos no tubo???
Pois está completamente enganado, eles estão flutuando livremente.
Como isso pode acontecer?
Vamos dar uma dica : esses anéis são, na verdade, três imãs. Já matou a charada???
Os alunos do 4º ano construíam uma engenhoca parecida com essa...








quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Telúrio



imaginou se a gente pudesse fazer uma viagem espacial e ver a Terra, a Lua e o Sol de outro lugar do espaço? 
Viagens espaciais desse tipo ainda estão longe de acontecer...
Mas podemos ter essa visão construindo um sistema solar em miniatura !!!
Que tal???

Os alunos do 4º ano junto com as professoras Selma e Bárbara  construíram e fizeram várias experiências !!!

 "E se... a Terra fosse colocada no seu eixo de forma que o Brasil ficasse de cabeça para baixo??
Será que haverá alguma mudança na iluminação do planeta??"

Essas foram algumas das perguntas que nossos alunos tiveram a oportunidade de responder...

















quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Lançamento do nosso "Livro de Memórias"



É com grande alegria e contentamento que convidamos a todos para o Lançamento do Livro : " 50 anos de memórias da ESCOLA MUNICIPAL AMÉLIA PIRES : uma história construída por professores, alunos e comunidade."

Contamos com a presença de todos!!!

Dia: 12/12/2014

Hora: 19 horas

Local: Centro Cultural Bernardo Mascarenhas - Avenida Getúlio Vargas , n° 200. Juiz de Fora - MG


segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Eleição de Diretores

Gostaríamos de parabenizar nossa Diretora Luciana Ornellas e Vice- Diretora Míriam Basílio pela aprovação em massa de nossa comunidade e funcionários da escola !!!
Foram reeleitas com 99% de aprovação !!!
O trabalho ético e impecável foi reconhecido !!



quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Pablo Picasso: uma das principais figuras da história das artes plásticas



O artista espanhol Pablo Picasso (25/10/1881-8/4/1973) destacou-se em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráficas e cerâmica. Picasso é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX.

 Nasceu na cidade espanhola de Málaga. Fez seus estudos na cidade de Barcelona, porém trabalhou, principalmente na França. Seu talento para o desenho e artes plásticas foi observado desde sua infância.

Suas obras podem ser divididas em várias fases, de acordo com a valorização de certas cores. A fase Azul (1901-1904) foi o período onde predominou os tons de azul. Nesta fase, o artista dá uma atenção toda especial aos elementos marginalizados pela sociedade. Na Fase Rosa (1905-1907), predomina as cores rosa e vermelho, e suas obras ganham uma conotação lírica. Recebe influência do artista Cézanne e desenvolve o estilo artístico conhecido como cubismo. O marco inicial deste período é a obra Les Demoiselles d'Avignon (1907) , cuja característica principal é a decomposição da realidade humana.

 Em 1937, no auge da Guerra Civil Espanhola ( 1936-1939), pinta seu mural mais conhecido: Guernica. Esta obra já pertence ao expressionismo e mostra a violência e o massacre sofridos pela população da cidade de Guernica.

Já com 87 anos, Picasso realiza diversas gravuras, retomando momentos da juventude. Nesta última fase de sua vida, aborda as seguintes temáticas: a alegria do circo, o teatro, as tradicionais touradas e muitas passagens marcadas pelo erotismo. Morreu em 1973 numa região perto de Cannes, na França.

Os alunos do 5º ano sob a coordenação da professora de Artes Esméria Soares fizeram uma releitura com o nome de " Faces de Picasso".








quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Bolhas de sabão

"Sentado na calçada
de canudo e canequinha, tuplec, tuplin
Eu vi um garotinho, tuplec, tuplin
fazendo uma bolinha, tuplec, tuplin
Bolinha de sabão..."

Aposto que você já brincou de bolinhas de sabão, não?
Mas será que já explorou todas as brincadeiras geniais que são possíveis de fazer com uma simples água ensaboada?

E se...
você fizer um anel de barbante e mergulhá-lo na solução de água com sabão ? Será que vai se formar uma película de sabão quando você retirá-lo da solução?

Os alunos do 4º ano fizeram essa experiência e se surpreenderam com o resultado !!!










Projeto " SAÚDE NA ESCOLA"

Nesta quarta-feira estamos recebendo a visita da equipe do projeto " Saúde na escola" que
tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.