terça-feira, 16 de dezembro de 2014



Alunos da E.M. Amélia Pires têm trabalho coroado de êxito e prestigiado pelo prefeito em lançamento de livro





Aplaudidos de pé. Assim foram homenageados os quatro alunos da Escola Municipal (E.M.) Amélia Pires que participaram da produção do livro de memórias da instituição, no evento de lançamento da obra, na noite da última sexta-feira, 12, no auditório do Centro de Formação do Professor (CFP). Camilly Marcato, Kaio de Freitas, Lucas Xavier Costa e Gustavo Martins, todos do quinto ano do ensino fundamental, encerraram o ano letivo sob os elogios do prefeito Bruno Siqueira e do secretário de Educação, Weverton Vilas Boas, além de outras autoridades e público presentes no CFP. Acompanhados das professoras responsáveis pela iniciativa, os meninos concretizaram o sonho de deixar, para as próximas gerações, o registro de um intenso trabalho de pesquisa, marcado por muita dedicação e empenho: o livro "História e Memórias da Escola Municipal Amélia Pires: um marco em seus 50 anos de existência".

O prefeito Bruno Siqueira parabenizou os envolvidos na produção do livro, destacando que a iniciativa deve servir de exemplo para outras escolas das redes municipal, estadual e particular de Juiz de Fora. "Fico muito feliz de ver esta integração de alunos, professores e comunidade. A participação dos estudantes fez uma diferença muito grande neste projeto, para que este livro tivesse essa importância. O Lucas, a Camilly, o Kaio e o Gustavo tiveram um papel exemplar, ficamos com mais vontade de trabalhar para que tenhamos uma educação cada vez melhor em nosso município", afirmou o prefeito.

O secretário de Educação falou sobre o momento histórico que Juiz de Fora passa na educação, com as inúmeras melhorias que a rede municipal tem recebido. Ele ressaltou o envolvimento dos alunos no projeto e relatou a ilustre visita que recebeu, em seu gabinete, dos quatro estudantes. "Deixo o meu reconhecimento à família dos alunos, aos profissionais da instituição de ensino e a toda a comunidade que se envolveu para que esta conquista fosse possível de ser alcançada”.

A diretora da unidade, Luciana Ornellas, destacou o trabalho realizado por todos os profissionais e estudantes para viabilizar a produção e relembrou os 22 anos que trabalhou na E.M. Amélia Pires, passando por todas as turmas. "O principal aprendizado que temos na escola é o riquíssimo material humano. A história de nossa escola é uma história de desenvolvimento, transformação e superação", disse Luciana.

A coordenadora pedagógica da unidade, Rizza Lemos, visivelmente emocionada, lembrou, orgulhosamente, que já foi aluna da escola, agradecendo a todos da escola e da Secretaria de Educação que ajudaram a realizar o sonho da produção do livro. "Este livro é nosso, sou filha do Bairro Monte Castelo, sou filha da Escola Amélia Pires. Se não fosse o financiamento da SE, por meio do Fundo de Apoio à Pesquisa na Educação Básica (Fapeb), a concretização deste projeto não seria possível. Agradeço a todos que acreditaram e que fizeram parte desta história", falou a coordenadora. O Fapeb é uma verba da SE destinada para incentivar os profissionais do magistério municipal a desenvolver trabalhos que tenham uma proposta diferenciada e que envolva, de forma significativa, os alunos do ensino regular.

Camilly, Kaio, Lucas e Gustavo estavam radiantes com a conquista. Ao serem perguntados sobre a realização, a resposta é unânime: "Deu muito trabalho, mas valeu a pena! Estamos muito felizes por termos conseguido publicar o livro", disseram os meninos, estrelas da festa. Lucas apontou a transcrição das entrevistas como um dos trabalhos mais puxados. Mas todos também concordam que, com tudo o que fizeram, aprenderam muito e conheceram muita gente. "Vou levar comigo tudo que aprendi nessa escola, vou sentir saudades", disse Camilly. Em 2015, os quatro seguirão para outras instituições de ensino, uma vez que vão para o sexto ano, que não é oferecido na E.M. Amélia Pires.

Fonte: http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=48001














Nenhum comentário:

Postar um comentário