quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Nosso Circuito de Leituras está a todo vapor!!!

 Temos uma programação rica e interessante durante toda a semana com a culminância no sábado (30/08) ás 09 h e 30 , na praça do bairro Monte Castelo. Nesse dia, o evento será batizado de "Dia de Leitura na Praça."
Segue fotos das atividades realizadas durante a semana:


  (Apresentação dos alunos do 5º ano - Rap da Leitura)
 (Apresentação dos alunos do 5º ano - Rap da Leitura)
 Leitura da Fábula O Pastor e o Leão (Alessandra - mãe do aluno Daniel Palomino)
(Leitura da Fábula O Pastor e o Leão ( Luiz Eduardo - pai do aluno Kauã Morais)

(Leitura da Poesia A Flor Amarela - Mayra - aluna do 5º ano)
 (
(Leitura da Poesia Leilão de Jardim - Cecília Meireles . aluna Anna Luiza 2º ano)
 (Leitura da Fábula O Orgulhoso ( Carina - mãe da aluna Anna Luiza )
 (Anna Luiza e Carina)
( Apresentação dos alunos do 2º ano )

 (Alunos da Professora Raquel- Poesia de Cecília Meireles- A língua do Nhem)




Recebemos em nossa escola no último dia 25/08, a visita do Secretário Municipal de Educação, Professor Weverton Vilas Boas.  Foi a primeira vez que nós, alunos da equipe do Livro de Memórias conhecemos um Secretário de Educação e ficamos muito felizes em poder entrevistá-lo. Foi muito legal! Aprendemos sobre o que ele faz e ficamos muito felizes quando ele nos convidou para conhecer a Secretaria e tomar um delicioso suco! Estamos esperando ansiosos que nossa visita seja marcada, em breve!
Esperamos que vocês gostem da nossa entrevista!
Obrigado Professor e até a próxima!



1) Professor, hoje o senhor visitou nossa escola na abertura do “Circuito de Leitura”. Qual a importância da leitura e desse projeto para as escolas da Rede Municipal?

“Esse projeto é muito importante e nós não podemos deixar de realizá-lo todos os anos, porque ele visa justamente o incentivo à prática da leitura nas escolas municipais e também a troca de experiências entre as diversas escolas. Não sei se vocês sabem que nós estamos indo para 102 escolas em Juiz de Fora, com mais de 44 mil alunos e nós temos a responsabilidade de propiciar um ensino de qualidade em que os alunos realmente aprendam” .

2) Qual foi a impressão do senhor em relação à abertura do Circuito de Leituras em nossa escola?

“A escola se mostrou muito organizada e participativa, eu saio daqui com uma impressão muito boa e muito feliz por saber que os alunos estão realmente valorizando esse momento  e esse importante projeto que é o incentivo à leitura e a troca das experiências culturais, não só no sentindo de aprender, mas também no sentido de se conhecer  e se relacionar com os demais colegas”.

3) Qual foi seu primeiro pensamento quando aceitou a proposta  para ser Secretário de Educação de nossa cidade ?

“O primeiro pensamento foi de um grande desafio na minha vida , talvez o maior e único desafio de toda a minha vida! Porque cuidar de 44 mil alunos ,6 mil professores, quase 50 mil famílias não é uma tarefa fácil mas, ao tempo, nos faz sentir a cada dia que nós temos que fazer mais e melhor! Quando eu aceitei esse desafio, eu vim com o seguinte objetivo em mente: Não era fazer mais do mesmo, mas fazer diferente , fazer melhor. E é essa responsabilidade que vou levar para toda a minha vida e o grande prazer é ver que os nossos alunos estão sendo bem atendidos , nosso ensino está tendo qualidade e o resultado tem sido a transformação de vidas, que a meu ver é o grande desafio da educação. 
E eu posso dizer isso, porque eu saí de Juiz de Fora para estudar lá na Capital de Minas Gerais ( Belo Horizonte) porque aqui não tinha o curso que eu queria fazer e tive dificuldades, também fui aluno de escola pública como vocês são .Saí de Juiz de Fora para estudar e volto para minha cidade como Secretário de Educação, então essa é minha grande alegria e certamente isso vai marcar minha vida”.

4) Qual o maior desafio do seu trabalho?
O que te deixa mais feliz?

“O maior desafio é manter a qualidade , é saber que vocês aqui na escola e eu na Secretaria estou desenvolvendo um trabalho para que vocês tenham um resultado prático , uma escola bem organizada, uma escola bem tratada, os nossos professores e profissionais felizes por estarem fazendo um bom trabalho . E o que me deixa mais feliz é saber que vocês acima de tudo tem conseguido alcançar aqueles objetivos que nós traçamos nos processos pedagógicos.

5) Estamos escrevendo um livro que contará a história de nosso bairro através de relatos de alunos, ex-alunos, professores, funcionários e moradores antigos do bairro Monte Castelo. O que o senhor acha dessa iniciativa?

“Toda iniciativa visando a promoção do processo de leitura e escrita dever ser trabalhada e deve contar com todo o apoio da Secretaria de Educação e da Direção da escola. Resgatar a memória do bairro ou da cidade é resgatar as raízes da nossa história , então, vocês devem seguir em frente e terão sempre nosso total apoio”!

6) O senhor tem lembranças de seu tempo de escola? Qual foi a mais marcante?

“Tenho sim muitas lembranças! Eu Fui aluno da Escola Estadual Francisco Bernardino , no bairro Manoel Honório e da Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza, localizada no bairro Santa Terezinha e eu sempre participei de projetos como esse, que visavam essa interação entre os alunos e as escolas, também participava de apresentações culturais e de teatros. Eu sempre fui muito participante disso o que me ajudou muito para que eu pudesse ter uma visão de mundo diferenciada e soubesse inclusive enfrentar os desafios que a vida e o mundo nos impõe”.

7) Hoje o senhor está deixando suas marcas na história da educação de nossa cidade . Qual é para o senhor a principal marca a ser deixada nessa história?

“Assumimos a Secretaria de Educação com muitos desafios e muitos problemas, graças a Deus nós enfrentamos muitos, temos grandes marcas e não somente uma.
Organizamos e fortalecemos todos os Conselhos Municipais como processo de controle social e participação efetiva da comunidade escolar.
 Criamos a Ouvidoria da Educação buscando a integração da população com o processo educativo.
 Implantamos a redução da jornada de 1/3 para os nossos professores, que era um direito não obedecido.
Reorganizamos os processos internos da Secretaria de Educação visando que as escolas tenham respostas mais rápidas às suas demandas.
Estamos implantando gradativamente a Educação em Tempo Integral, abrindo novas creches e novas escolas.
Então, são grandes marcas . E não é uma conquista só do Secretário, é uma conquista de toda Rede, é uma conquista de vocês porque o nosso trabalho é para vocês”!

8) Qual é a mensagem que o senhor gostaria de deixar para nossos alunos e toda comunidade de nossa escola?

“Precisamos sempre saber que a educação é uma responsabilidade de todos nós , a educação não é só responsabilidade da Prefeitura , da diretora da escola, dos professores mas é responsabilidade de todos nós! Da família de vocês, dos nossos companheiros de comunidade, das lideranças comunitárias, enfim, a educação é uma responsabilidade compartilhada que deve ser buscada.
A educação é também responsabilidade de vocês que estão no banco da escola  e a família deve estar sempre presente nesse processo  e nós da Prefeitura dando sempre o suporte necessário  visando justamente a qualidade da educação.
A Escola Municipal Amélia Pires está de parabéns e deve continuar incentivando esses projetos.
Nós temos também o 2º prédio da escola  onde acontecem as oficinas , estamos incentivando a criação de novas oficinas e também  disponibilizando o acesso à internet  no prédio.
Então fica a mensagem: Não desistir jamais, as dificuldades vêm, os obstáculos vêm, mas saibam que vocês na educação encontrarão o sentindo da vida. Então fica essa mensagem no coração de vocês.
Um grande abraço e parabéns pelo projeto do jornal, do blog, do livro e todos os outros projetos da escola.
Podem contar conosco sempre” !!!





quarta-feira, 27 de agosto de 2014

       Circuito de Leituras da E.M. Amélia Pires


É com imenso prazer que convidamos a todos para  as atividades do "Circuito de Leitura" de nossa escola. As atividades iniciaram dia 25/08 e terminarão dia 30/08.
Em todos os dias dessa semana teremos programações diversificadas.
Contamos coma  participação de todos !!








No dia 25/08 recebemos os alunos da E.M. Núbia Pereira de Magalhães Gomes que fizeram lindas apresentações, dentre elas: Ginástica Olímpica, Teatro, Dança e Coral.























Os alunos de nossa escola cantaram uma adaptação da música " Fico assim sem você" . (Claudinho)


Foi uma manhã muito rica, recebemos a visita do nosso Secretário de Educação Weverton Vilas Boas e nós da equipe do jornal "Amélia Pires Informa" aproveitamos essa ilustre visita para entrevistá-lo.
Posteriormente estaremos postando essa entrevista.


  












 As professoras Fátima Pena e Rita Weiss, responsáveis pelo projeto "Dinamização da Leitura na Escola" estão à frente do nosso Circuito de leitura. Parabéns professoras !!!





















Recebemos a visita da TV Integração (Afiliada Rede Globo) nesse evento.


















No sábado (30/08) às 9h 30 , a escola estará encerrando o "Circuito de Leituras" na praça do Bairro Monte Castelo, no evento batizado de " Dia de Leitura na Praça".

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

 22 de Agosto - Dia do Coordenador Pedagógico

Parabéns às nossas Coordenadoras Riza Amaral Lemos , Sônia Maria de Souza e Valéria Neves !!!
Obrigada pelo apoio !!!



Parque do Museu Mariano Procópio encanta nossos alunos



Na tarde de ontem (21/08), os alunos do 2º ano (Professora Eliana) e da do 3º ano (Professora Raquel) fizeram uma visita ao parque do Museu Mariano Procópio.
A área do Museu Mariano Procópio, que está aberta aos visitantes de terça-feira a domingo, completou 80 anos de formação como parque e doação ao Município junto com os 164 anos de Juiz de Fora. Ele foi aberto ao público em 31 de maio de 1934. Após uma revitalização, foi reaberto em 2008, com atualizações no paisagismo e na iluminação.
O lago e os animais que o habitam são algumas das atrações. O guia explicou que o lago varia de tons terrosos a verde musgo. “O motivo é que muito material orgânico, folhas e troncos das árvores das ilhas e a terra do entorno, cai no lago. É isso que altera a cor da água”, afirmou.
As carpas ficam perto da ponte e atraíram a imediata atenção dos alunos, impressionados com o tamanho dos peixes.
















“Tem árvore que a gente estima ter mais de 200 anos. Isso porque em imagens antigas já existiam sapucaias”, disse o guia, parando em frente a uma para contar sobre os frutos. “Repararam que vários estão com buracos? É que o fruto fica protegido, mas macacos, maritacas e morcegos conseguem abrir para se alimentar”, explicou.

















Este é um trabalho que envolve a participação de outros professores, como a professora de Artes ( Ana Maria) que também estava no local e a professora Danielle ( responsável pelo jornal e blog da escola) juntamente com os alunos que fazem parte da equipe do jornal escolar.



















Foi uma tarde muito rica e divertida, e hoje a tarde nossa escola estará levando as turmas de 1º ano Professora Maria Cida e Professora Vânia) para visitar o parque.
Momentos como esse devem ser feitos sempre !!
Segue fotos da nossa tarde no parque...


 (Equipe do jornal escolar - alunas do 5º ano)























Alunos encantados com tudo que viam no parque                                                  --->





<---  Turma da Professora Raquel - 3º ano)













Turma da Professora Eliana - 2º ano  --->




   <---   Equipe do jornal escolar - 4º e 5º anos 
(Professora Danielle)