quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Recebemos em nossa escola no último dia 25/08, a visita do Secretário Municipal de Educação, Professor Weverton Vilas Boas.  Foi a primeira vez que nós, alunos da equipe do Livro de Memórias conhecemos um Secretário de Educação e ficamos muito felizes em poder entrevistá-lo. Foi muito legal! Aprendemos sobre o que ele faz e ficamos muito felizes quando ele nos convidou para conhecer a Secretaria e tomar um delicioso suco! Estamos esperando ansiosos que nossa visita seja marcada, em breve!
Esperamos que vocês gostem da nossa entrevista!
Obrigado Professor e até a próxima!



1) Professor, hoje o senhor visitou nossa escola na abertura do “Circuito de Leitura”. Qual a importância da leitura e desse projeto para as escolas da Rede Municipal?

“Esse projeto é muito importante e nós não podemos deixar de realizá-lo todos os anos, porque ele visa justamente o incentivo à prática da leitura nas escolas municipais e também a troca de experiências entre as diversas escolas. Não sei se vocês sabem que nós estamos indo para 102 escolas em Juiz de Fora, com mais de 44 mil alunos e nós temos a responsabilidade de propiciar um ensino de qualidade em que os alunos realmente aprendam” .

2) Qual foi a impressão do senhor em relação à abertura do Circuito de Leituras em nossa escola?

“A escola se mostrou muito organizada e participativa, eu saio daqui com uma impressão muito boa e muito feliz por saber que os alunos estão realmente valorizando esse momento  e esse importante projeto que é o incentivo à leitura e a troca das experiências culturais, não só no sentindo de aprender, mas também no sentido de se conhecer  e se relacionar com os demais colegas”.

3) Qual foi seu primeiro pensamento quando aceitou a proposta  para ser Secretário de Educação de nossa cidade ?

“O primeiro pensamento foi de um grande desafio na minha vida , talvez o maior e único desafio de toda a minha vida! Porque cuidar de 44 mil alunos ,6 mil professores, quase 50 mil famílias não é uma tarefa fácil mas, ao tempo, nos faz sentir a cada dia que nós temos que fazer mais e melhor! Quando eu aceitei esse desafio, eu vim com o seguinte objetivo em mente: Não era fazer mais do mesmo, mas fazer diferente , fazer melhor. E é essa responsabilidade que vou levar para toda a minha vida e o grande prazer é ver que os nossos alunos estão sendo bem atendidos , nosso ensino está tendo qualidade e o resultado tem sido a transformação de vidas, que a meu ver é o grande desafio da educação. 
E eu posso dizer isso, porque eu saí de Juiz de Fora para estudar lá na Capital de Minas Gerais ( Belo Horizonte) porque aqui não tinha o curso que eu queria fazer e tive dificuldades, também fui aluno de escola pública como vocês são .Saí de Juiz de Fora para estudar e volto para minha cidade como Secretário de Educação, então essa é minha grande alegria e certamente isso vai marcar minha vida”.

4) Qual o maior desafio do seu trabalho?
O que te deixa mais feliz?

“O maior desafio é manter a qualidade , é saber que vocês aqui na escola e eu na Secretaria estou desenvolvendo um trabalho para que vocês tenham um resultado prático , uma escola bem organizada, uma escola bem tratada, os nossos professores e profissionais felizes por estarem fazendo um bom trabalho . E o que me deixa mais feliz é saber que vocês acima de tudo tem conseguido alcançar aqueles objetivos que nós traçamos nos processos pedagógicos.

5) Estamos escrevendo um livro que contará a história de nosso bairro através de relatos de alunos, ex-alunos, professores, funcionários e moradores antigos do bairro Monte Castelo. O que o senhor acha dessa iniciativa?

“Toda iniciativa visando a promoção do processo de leitura e escrita dever ser trabalhada e deve contar com todo o apoio da Secretaria de Educação e da Direção da escola. Resgatar a memória do bairro ou da cidade é resgatar as raízes da nossa história , então, vocês devem seguir em frente e terão sempre nosso total apoio”!

6) O senhor tem lembranças de seu tempo de escola? Qual foi a mais marcante?

“Tenho sim muitas lembranças! Eu Fui aluno da Escola Estadual Francisco Bernardino , no bairro Manoel Honório e da Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza, localizada no bairro Santa Terezinha e eu sempre participei de projetos como esse, que visavam essa interação entre os alunos e as escolas, também participava de apresentações culturais e de teatros. Eu sempre fui muito participante disso o que me ajudou muito para que eu pudesse ter uma visão de mundo diferenciada e soubesse inclusive enfrentar os desafios que a vida e o mundo nos impõe”.

7) Hoje o senhor está deixando suas marcas na história da educação de nossa cidade . Qual é para o senhor a principal marca a ser deixada nessa história?

“Assumimos a Secretaria de Educação com muitos desafios e muitos problemas, graças a Deus nós enfrentamos muitos, temos grandes marcas e não somente uma.
Organizamos e fortalecemos todos os Conselhos Municipais como processo de controle social e participação efetiva da comunidade escolar.
 Criamos a Ouvidoria da Educação buscando a integração da população com o processo educativo.
 Implantamos a redução da jornada de 1/3 para os nossos professores, que era um direito não obedecido.
Reorganizamos os processos internos da Secretaria de Educação visando que as escolas tenham respostas mais rápidas às suas demandas.
Estamos implantando gradativamente a Educação em Tempo Integral, abrindo novas creches e novas escolas.
Então, são grandes marcas . E não é uma conquista só do Secretário, é uma conquista de toda Rede, é uma conquista de vocês porque o nosso trabalho é para vocês”!

8) Qual é a mensagem que o senhor gostaria de deixar para nossos alunos e toda comunidade de nossa escola?

“Precisamos sempre saber que a educação é uma responsabilidade de todos nós , a educação não é só responsabilidade da Prefeitura , da diretora da escola, dos professores mas é responsabilidade de todos nós! Da família de vocês, dos nossos companheiros de comunidade, das lideranças comunitárias, enfim, a educação é uma responsabilidade compartilhada que deve ser buscada.
A educação é também responsabilidade de vocês que estão no banco da escola  e a família deve estar sempre presente nesse processo  e nós da Prefeitura dando sempre o suporte necessário  visando justamente a qualidade da educação.
A Escola Municipal Amélia Pires está de parabéns e deve continuar incentivando esses projetos.
Nós temos também o 2º prédio da escola  onde acontecem as oficinas , estamos incentivando a criação de novas oficinas e também  disponibilizando o acesso à internet  no prédio.
Então fica a mensagem: Não desistir jamais, as dificuldades vêm, os obstáculos vêm, mas saibam que vocês na educação encontrarão o sentindo da vida. Então fica essa mensagem no coração de vocês.
Um grande abraço e parabéns pelo projeto do jornal, do blog, do livro e todos os outros projetos da escola.
Podem contar conosco sempre” !!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário